RESENHA
ESTRATÉGIAS DE
LEITURA
A leitura e suas
técnicas baseia se de acordo com o conhecimento de mundo do receptor já que o
estudo da leitura divide em etapas: ela pode ser global, com a temática de obter
informações de uma vis
ão geral sobre o que
vai ser estudado; a leitura compreensiva que orienta a captação das
ideias básicas do tema em estudo; a formulação de perguntas que oriente essa
captação; Saber expressar o aprendido ,procurando ser coerente e usando suas
palavras e por fim repassar o que foi compreendido com: integração e fixação
demonstrando o espírito crítico do conteúdo estudo.
O leitor competente
reconhece a incompletude do discurso e consegue ir além do que está sendo lido.
Consideração a intertextualidade e os seus pressupostos.
A leitura deve ter
interação entre o autor e o leitor. O que o autor quis dizer? Fazer comparações
de um texto com outro (os) já estudados. E indagar a relação do texto com o
leitor: o que você entendeu?
Lembrando que existe
diferentes tipos de leituras e exige diferentes estratégias para ler, por exemplo,
texto ficcional X texto cientifico. (Medeiros,2006)
Para Molina,1992 um
bom leitor e capaz de praticar alguns níveis de leitura:
1. Leitura elementar: leitura básica ou inicial. Leitor que adquiriu
rudimentos da arte de ler.
2. Leitura inspecional: caracteriza-se pelo tempo estabelecido
para leitura. Arte de folhear sistematicamente.
3. Leitura analítica: minuciosa, completa, a melhor que o
leitor é capaz de fazer. É ativa. Tendo em vista o entendimento.
4. Leitura sinóptica: leitura comparativa de quem lê muitos livros,
correlacionando-os. Nível ativo e laborioso da leitura. Porém, esses níveis de leitura
não são cumulativos ou seja, um leitor competente transita pelos quatro níveis.
Entretanto Medeiros,
20006 classifica a leitura em cinco níveis, com seu próprio olhar veja;
1. Skimming: captar a tendência geral da obra. Leitura superficial
de títulos, subtítulos e alguns parágrafos.
2. De significado: visão geral do texto. Leitura rápida, sem se
deter e retornar a parágrafos já lidos.
3. De estudo: ler, reler, anotar, resumir.
4. Crítica: reflexão, avaliação, comparação com o que se leu
anteriormente.
5. Scanning: procura certo tópico de uma obra.
Com isso (Medeiros, 2006) ressalta os tipos de leitura: a
informativa na qual irá obter informações que servira de base para trabalhos
científicos; a de reconhecimento que engloba a visão geral da obra, e verifica
as informações que necessita. A leitura seletiva que selecionara apenas as
informações necessárias; a crítica com significados das informações que se fara
reflexões e interpretativa que relaciona as afirmações do autor com os
problemas para os quais se busca uma solução.
Para que isso ocorra com veemência é necessário que siga
algumas habilidades como a identificação de palavras, o vocabulário,
compreensão, velocidade e técnicas de estudo. A medida que se lê, mais apto se
torna esse leitor. “O aprendizado da
leitura começa com uma palavra e um texto de cada vez, continua com uma palavra
e um texto de cada vez, e o aprendizado jamais cessa.” (SMITH, apud MOLINA,
1992).
Os objetivos da leitura requer, uma preparação intelectual
para posicionamentos críticos, busca do conhecimento, identificação da ideia
principal e hierarquização das ideias secundarias (MEDEIROS, 2006).
Ao obter essas informações é importante criar estratégias de
leitura a ser seguida: deve observar a visão geral do texto, os questionamentos
despertados pelo texto, estudo do vocabulário que amplia os conhecimentos de
mundo, linguagem verbal atrelada a essência do texto, sintetização do texto,
avaliar como procedeu o estudo, a leitura.
Quando se trata da visão geral do texto e indispensável o
exame inicial do material de leitura, eliminando desperdícios com leitura
injustificável. Verificar a estrutura do texto, título e subtítulo. Observar
grifos, itálico, tamanho e estilos de caracteres maiúsculas e minúsculas. O texto
ainda despertar alguns
questionamentos como: fazer perguntas sem tentar resolve-las, começar tentando
transformar títulos e subtítulos em questões. “Questionar é um hábito, e como tal deve ser
cultivado” (MOLINA, 1992, p. 36).
O estudo do vocabulário é de suma importância e pode tornar
um sério empecilho para a aprendizagem, não consultar imediatamente o
dicionário esforçar se para compreender a palavra desconhecida dentro do
contexto, já que o próprio contexto oferece o significado através de uma
definição e ou dedução. Porém a linguagem não –verbal em seu contexto que é
através de ilustrações, quadros, gráficos, tabelas deve se observá-los com
atenção para compreende – lós. Contudo o
que se busca é a essência do texto, a sua profundidade, as ideias principais,
conhecer os argumentos do autor, identificar a tese do autor e avaliar as
ideias expostas.
Outras estratégias devem ser adquirida com o tempo,
compreender as ideias de cada parágrafo, sublinhar o texto, validar as ideias,
completar as mesmas, corrigir os argumentos e ser coerente com a suficiência
das provas.
Mas, sintetizar e recriar o texto original é outra estratégia
para estudo de um texto; e necessário que se distinga o essencial do não-essencial,
organize a hierarquia das ideias, isso deve ser feito oralmente e por escrito
em forma de resumo.
“... A exposição oral deve ser a
oportunidade para que o leitor coloque em ordem suas ideias e teste está ordenação
ao passá-la para seus colegas”
(MOLINA, 1992, p. 51)
Ao analisar o texto está se criando o
exercício da capacidade de raciocínio critico, já que ser estudante e ser autor
de sua própria aprendizagem, por que não basta saber ler, é preciso entende–lo.
E para entender o texto é necessário
concordar ou discordar com o autor.
“Se o leitor entendeu realmente o
texto, nada impede que ele concorde ou discorde do autor. Concordar sem
entender é inépcia. Discordar sem entender é impertinência.” (MOLINA, 1992, p.
56)
O leitor competente é autônomo e
busca novos conhecimentos tem o interesse em aprender, tem prazer em estudar.
“O leitor competente é aquele que é capaz de antecipar
suas próprias expectativas em relação ao conteúdo, compreende o conteúdo verbal
e não verbal do texto, buscando, por seus próprios meios, sanar eventuais
dificuldades de compreensão, analisar o texto em suas proposições básicas,
sintetizá-lo e avaliá-lo”. (MOLINA, 1992, p. 61)
Contudo existe ainda a anotação que é
o processo de seleção de informações para posterior aproveitamento, ela deve
permitir produção a partir dela, não pode ser sintética já que será transformada
em texto expositivo oral ou textos escritos. E daí que o resumo consiste na
apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento (ABNT NBR 6028,2003,
p.1) nele deve abster as ideias principais e ser escrito em linguagem objetiva
de forma clara e sintética. Além de ser coeso e coerente interligando e
manifestando um único direcionamento, sem ideias contraditórias.
Considerações finais
Neste texto, observou se que a
leitura é parte essencial na vida em sociedade. E que é através dela que nos
comunicamos, interagimos, adquirimos conhecimentos etc. Por isso, ler é muito
mais do que decifrar o que está escrito é mais que reconhecer letras,
palavras... ler é, antes de tudo atribuir sentido ao que se lê. Realizamos a
leitura por diversas finalidades: para distrairmos, para adquirir conhecimento,
para nos mantermos informados etc. Por isso há estratégias de leitura para cada
finalidade estipulada. Enfim, para que haja a garantia do aprendizado em
leitura é necessário que se obedeça os passos citados anteriormente na resenha.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
MEDEIROS, João Bosco. Redação
científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas.11 ed. 2-reimpr. São
Paulo: Atlas, 2009
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